quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Iniciando nossa conversa

Olá pessoal, vamos nos conhecer um pouco?

Poste aqui um comentário, falando um pouco de você, do que gosta de fazer nas horas vagas e qual o seu interesse em ser um professor de física ou de matemática. E não esqueça de comentar a participação de seus colegas.

Um abraço,

Prof. Fernando Pimentel

14 comentários:

  1. Olá, sou o Anderson do curso de Física. Entrei no curso a princípio porque queria fazer astronomia e ainda pretendo na pós-graduação. Cursei 2 anos no Bacharelado e em seguida mudei pra Licenciatura. Tenho o interesse de continuar a carreira acadêmica (mestrado, doutorado...). Sou uma pessoa inicialmente calada. Nas horas vagas gosto de ler, assistir séries, filmes, sair, conversar e outras coisas de pessoas normais.
    Umas das coisas que me motivam para ser professor é saber que de nada valerá todo o meu conhecimento se não deixá-lo para alguém e também querer melhorar ou até tentar mudar o jeito que nossos futuros alunos olharão para a física. Sabemos também que não adianta correr, bacharel ou licenciado, um dia teremos que entrar numa sala de aula para lecionar, já que não existe profissão de cientista.

    Abraços libertários, Anderson Buarque. ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo:Umas das coisas que me motivam para ser professor é saber que de nada valerá todo o meu conhecimento se não deixá-lo para alguém e também querer melhorar ou até tentar mudar o jeito que nossos futuros alunos olharão para a física. Sabemos também que não adianta correr, bacharel ou licenciado, um dia teremos que entrar numa sala de aula para lecionar, já que não existe profissão de cientista.

      Excluir
  2. Oi, me chamo Aline, Sou estudante de Matemática Licenciatura. A princípio, minha primeira tentativa foi Arquitetura, mas não deu certo!
    Daí, como me identifico com cálculos optei por Matemática. Meu interesse por ser uma professora de Matemática é transmitir o conhecimento de uma forma simples e mostrando maneiras que o docente possa escolher. Transmitindo de forma alegre e espontânea. E demonstrando a eles que não existe monstro nenhum. Basta ter interesse de querer aprender.
    Sou tímida ,um pouco nervosa. Nas horas vagas ,gosto muito de assistir filmes e séries, passear, caminhar, dançar ,ler ,colocar as atividades da semanas em ordem etc...

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline e Anderson,

    obrigado pela participação. Avisem aos colegas sobre o blog e sobre as atividades.
    E não deixem de participar na atividade sobre os "CASOS".

    Até mais. Bom estudo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu nome é carlos alberto, sou do curso de matemática licenciatura.
      sempre gostei de matemática desde pequeno. Nunca pensei nem em fazer faculdade até mesmo eu decidir no segundo ano do ensino médio que queria fazer matemática, e ser um futuro professor.
      O curso de matemática é realmente para quem gosta mesmo pois não é muito fácil algumas disciplinas e também existem professores que mesmo em uma instituição federal não tem preparo para ensinar devido a falta de habilidade de perceber e envolver a turma de maneira a obter uma boa compreensão do conteúdo e a falta de matérias pedagógicas.
      Mesmo assim com algumas dificuldades neste critério está dando para compreender e estou muito feliz de fazer parte da matemática.

      Excluir
  4. Olá, me chamo Pedro Henrique, tenho 20 anos e cursei meu ensino Fundamental e Médio no Colégio Santíssimo Sacramento. Assim como muitos e como já falei em sala de aula no meu primeiro vestibular optei por Engenharia Civil, mas não deu e com o passar do tempo tive o prazer de ensinar matemática em aulas particulares e me senti feliz por ter ensinado e ajudado as crianças, simplificando aquele bicho de sete cabeças chamado “matemática”. Dessa forma, no segundo vestibular que fiz através do ENEM, optei por fazer matemática licenciatura. Sou muito otimista e acredito muito na mudança e na melhoria da educação no nosso país e quero ajudar de maneira direta nisso. Meu principal interesse aqui neste curso é que depois de formado, possa ajudar adolescentes carentes de educação a entrarem em faculdades e principalmente em universidades.

    O que gosto de fazer no meu tempo livre, depende da minha disposição, meu humor e meu dinheiro. Em boa parte gosto de ficar com namorada, amigos nos divertindo como bons adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só a matemática que é vista como um bicho de 7 cabeças Pedro, a Física também é vista assim, infelizmente. Creio que isto é decorrente das aulas tradicionais.

      Excluir
  5. Olá, sou Angélica, aluna do curso de Física. Bom, inicialmente ingressei em Física Bacharelado, entretanto, pedi reopção para Licenciatura. A opção pelo curso do Física, se deu pelo gosto da mesma. Minha pretensão ao término da graduação é fazer pós-graduação.

    Nunca lecionei, e sinceramente não sei como eu iria lidar com esse "novo", às vezes questiono como eu poderia chamar a atenção dos alunos, porque aula por aula creio que todos dão, mas desenvolver métodos para reter a atenção dos alunos é outra história, ainda mais se tratando de física, onde a maioria dos alunos a tem como um bicho de 7 cabeças. Semestre passado na disciplina OTA, eu e Isadora e também os demais da turma, apresentamos um tópico e fizemos um trabalho escrito sobre a questão de como tornar uma aula de física prazerosa, abordando um tema que está presente no nosso dia-a-dia. Isso me fascinou, pois eu nunca havia pensado em fazer isso e também não tive professores que fizessem essa associação.
    É esse o meu interesse, tornar a aula interessante relacionando a física com algo cotidiano.
    Está aí uma ideia para os meus colegas matemáticos.

    Nas horas vagas eu gosto descansar, de assistir filmes, de ler (quando estou com coragem), mas o que gosto mais é de encontrar com os meus amigos da igreja dia de sábado e domingo, após os nossos compromissos na mesma, conversamos, brincamos, saímos, cantamos; é o nosso momento.

    Sou um pouco tímida, às vezes o novo me causa pavor, suo frio, as pernas e as mãos tremem, gaguejo, mas a medida que eu me acostumo, fica tudo certo. Quando me empolgo com algo eu começo a falar alto. Sou bastante agoniada, ansiosa, mas ultimamente estou conseguindo me controlar mais.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é André e sou aluno do curso de Física. Entrei no Bacharelado mas fiz reopção para a Licenciatura. Minha experiência com ensino é apenas de aula particular. Meu objetivo como futuro professor é mostrar que não é por ser uma matéria considerada difícil que a Física não pode ser bonita e prazerosa. Além disso tenho planos de unir o ensino de física com jogos.
    No meu tempo livre gosto de assistir filmes e animes, jogar video game e ler.
    Segundo meus amigos eu sou uma pessoa ansiosa e dizem que eu devia relaxar um pouco, mas não me considero tanto assim não, gosto apenas que as coisas saiam do jeito certo.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu me chamo Isadora e sou aluna do curso de Física. Entrei na universidade na modalidade bacharelado, mas pedi reopção para licenciatura, por perceber que fazendo bacharelado ou licenciatura terei que dá aula do mesmo jeito.

    Para falar a verdade, não sinto que tenho talento para dá aulas, domino o conteúdo, porém não consigo explicá-lo para o próximo. Meus amigos que dão aulas dizem que é assim mesmo e que só com a prática vou aprender a dar uma aula. Sei que terei que passar por essa experiência e tremo só de pensar, espero que quando esse dia chegar eu esteja preparada para tal. Na realidade, gostaria que fosse uma coisa natural e simples, pois acredito que quando a gente se senti a vontade para explicar/falar sobre algum assunto se torna mais fácil para aqueles que escutam. Espero também ter a oportunidade de utilizar outros métodos de ensino, de modo que venha facilitar o aprendizado dos meus futuros alunos.
    Optei pela física por ser uma área das exatas muito vasta, onde engloba muitas coisas, como: Medicina, oceanografia, meteorologia, astronomia, etc... Especificamente a física ligada a medicina ou a oceanografia me atrai bastante.

    Enfim... Quando tenho horas vagas gosto de dormir, namorar, passear na praia, ir ao cinema e viajar.

    ResponderExcluir
  8. Olá, me chamo Karolyne e sou aluna do curso de Matematica - Licenciatura. Bom, como expliquei em sala de aula inicialmente tentei a partir do PSS ingressar no curso de Engenharia de Agrimensura, não obtive êxito e passado um ano tentei mais uma vez o vestibular, porém dessa vez pelo Enem, mais uma vez tentei para Agrimensura, mas minha pontuação não se encaixava, então fui analisando a grade dos cursos que mais me chamavam atenção, e eis que surgiu a Matemática na minha vida. Tinha uma experiência rápida em sala de aula, ao substituir uma professora por 15 dias, no fim desse período eu me deparei com o imenso carinho que a maioria desses alunos demonstraram por mim e com isso eu tive a certeza que era essa carreira que eu quero seguir, claro que tem seus casos a partes, mas isso é mais uma motivação para mostrar aos alunos que procuram complicar a vida de professores na sala de aula, através de conversas, bagunças, brincadeiras e etc., que o mundo da matemática é extremamente interessante se visto com outros olhos e, como o Pedro Henrique falou, não é o bicho de 'sete cabeças' que muitos deles acham. Então, é isso.

    E quanto ao que eu gosto de fazer em horas vagas, gosto de ler, escutar músicas, assistir filmes e séries, namorar, conversar e passear com os amigos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, sou Daniel aluno do curso de matemática licenciatura. Sempre gostei de matemática e vendo alguns professores que lecionavam a disciplina de forma clara e interessante aumentou minha vontade de cursar e ensinar matemática. Levei um certo susto no curso pois mudou totalmente do que eu estudava no colegio, por gosta tanto da matemática continuo lutando para concluir. Acho que um bom profisional em sala ajuda a turma a ter afinidade com a matéria, talvez por isso matemática é tão odiada, o docente tem certa culpa, será que ele tenta melhorar o modo de trasmitir o conteúdo. Nos dias de hoje á tecnologia pode ser um fator de peso na melhora das didáticas disponiveis nas aulas principalmente de matemática.

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu nome é Samuel Soares de Souza Santos sou um estudante regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Física. Ingressei na Universidade na modalidade Bacharelado, no entanto, por razões profissionais realizei a reopção de curso para a Licenciatura.
    Estudo Física porque sempre gostei muito de Astronomia e pelo fato de o curso de Física ser o mais próximo de Astronomia dos cursos oferecidos pelas Universidade.
    Em geral, não sou muito bom com palavras (escritas ou faladas) mas os números, principalmente os padrões encontrados na natureza, são meu fascínio. Acredito que esse é, dos primeiros passos, o mais importante da profissão docente - gostar do que se ensina - os outros certamente virão com o tempo, a prática e a reflexão desse fenômeno que estudamos e ao mesmo tempo fazemos parte, a educação.
    Me desculpem pelo texto mal redigido, como disse previamente, não sou muito bom com palavras.

    ResponderExcluir
  11. Oi, meu nome é Laís, sou aluna do curso de Matemática Licenciatura. Como já tinha dito na sala, sempre gostei de matemática e quando criança queria ser professora. Durante o ensino fundamental tive um professor de matemática que fez com que criasse mais interesse na disciplina e boa parte da escolha pelo curso foi por influência dele. Então no 3º ano fiz o ENEM e consegui alcançar a pontuação necessária. A princípio meu pai não apoiou muito a ideia e só ficou sabendo o curso que realmente tinha escolhido após sair o resultado.
    Pretendo seguir carreira acadêmica, e o que mais me levou a querer ser professora é o fato de poder passar o conhecimento, a sensação de poder ajudar alguém, de ver o outro aprender. No ensino médio, tive um professor de matemática que não gostava da profissão e sempre dizia que só estava dando aula por ser fácil conseguir emprego, ele deixava claro que aquilo nunca tinha sido a escolha dele, e suas aulas refletiam isso. E se te algo que ele me passou, foi não querer ser como ele.
    Quanto ao que gosto de fazer, depende bastante do meu humor, gosto de sair com amigos, ou com a família, ou mesmo ficar sozinha em casa lendo, vendo um filme, ou ouvindo música.

    ResponderExcluir