quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Organização das últimas atividades

Olá pessoal!

Vamos nos organizar para as próximas atividades? Qualquer dúvida perguntem aqui pelo blog ou por e-mail (fernando@ead.ufal.br)

Muito bem, no dia 13/12 vocês deverão realizar (INDIVIDUAL):

1o – Instalar qualquer programa que leia QR Code em um celular ou tablet.
Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
2o – Fazer a leitura dos três QR Code do arquivo em anexo. Para isso deverão imprimir o arquivo. (Clique aqui)
Cada QR Code abrirá num vídeo postado no YouTube.
Assistam os vídeos e comentem aqui no blog.
3o – Pesquisar vídeos no youtube que tratem da temática do planejamento de aula (especificamente de física e de matemática) e compartilhem com os links com os colegas, postando os links aqui nos comentários desta postagem.

Observação: estas três atividades deverão ser realizadas até o dia 16/12.

Correspondente ao dia 20/12/2013 vocês tem uma outra atividade (INDIVIDUAL):
1o - Assistir a vídeos da KHANACADEMY (http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/index.php) e escolham dois ou três, na área de física ou matemática.

2o – Transformar os links destes vídeos em QR CODE.
Existem vários sites que fazem isso, como o http://www.visualead.com/qurify2/pt/  ou no http://www.seomeu.com/qrcodes/
3o – Distribuir folhetos com o QR CODE impresso entre alunos dos cursos de licenciatura em Matemática ou Física.
4o – Solicitar que estes alunos possam usar o QR Code e depois responder as perguntas abaixo:

a)    Seu curso:
b)    Período que está matriculado:
c)    Já conhecia a tecnologia QR Code? (   ) Sim   (   ) Não
d)    O vídeo que você assistiu lhe ajudou no entendimento do assunto abordado?
(   ) Concordo totalmente (   ) Concordo (   ) Indiferente (   ) Discordo (   ) Discordo Totalmente
e)    Qual sua opinião sobre a possibilidade de usar a internet para aulas de física e matemática?
(   ) Concordo totalmente (   ) Concordo (   ) Indiferente (   ) Discordo (   ) Discordo Totalmente

Obs: cada aluno de nossa turma deverá apresentar entre 5 a 15 questionários respondidos. Atenção para não repetirem os dados. Antes de solicitar que a pessoa responda, perguntem se já participaram desta atividade. Eles deverão ter o QR CODE instalado (ajudem neste processo) e como em alguns lugares da Ufal é possível acessar a internet, eles deverão assistir (de preferência) na Ufal.

Vocês deverão me encaminhar por e-mail (fernando@ead.ufal.br) os questionários respondidos até o dia 10/01/2014, juntamente com um parágrafo relatando a experiência da realização da atividade. Dia 14/01 irei postar no Sistema Acadêmico as notas de vocês.

17/01 – reavaliação (presencial)
21/01 – prova final (presencial)

Desejo sucesso. Um Santo e Feliz Natal, e que em 2014 vocês possam progredir ainda mais.

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Professor, essa segunda atividade será complicada.
      "3º – Distribuir folhetos com o QR CODE impresso entre alunos dos cursos de licenciatura em Matemática ou Física."
      Até ai tudo bem, mas como será individual e visto a POUCA quantidade de alunos do curso, cada um da sala fazer com no mínimo 5 pessoas diferentes e que essas pessoas possuam celulares que peguem QR Code, será bem complicado!

      Excluir
  2. Oi Pedro.
    Lembrem que existem mais alunos de Matemática e Física na EAD da Ufal. Aproveitem esta dica.

    E temos cerca de 15 alunos realmente participando de nossa disciplina, o que dará 45 entrevistados - no mínimo. E em dois cursos, e em duas modalidades (presencial e Ead) isso é mais que possível.

    Mas se forem pensar em apenas quem conhecem... Não dá.
    E quem tem QR Code? Lembrem que vocês devem ajudar as pessoas a baixar o aplicativo, que é gratuito para Andróide, IPhone e IPad.

    Vocês vão conseguir!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Professor, tem outra coisa... no youtube só tem vídeos de Plano de aula =\

    ResponderExcluir
  5. Pedro, procure "plano de aula de matemática".

    Tem muitos!

    ResponderExcluir
  6. Sim, né isso... tem Plano... não Planejamento!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. aspectos do planejamento escolar : Alguns estados usam o PCN, outros estados tem seus próprios currículos com base no PCN, muitas vezes com um nível de detalhamento maior do que o PCN, ela dá ênfase a três etapas.
    1° etapa: Parte do planejamento seja feito coletivamente com objetivos em comuns.
    2° etapa: Considerando o conhecimento de seus alunos, com isso sabendo os objetivos que eles podem alcançar com uma variedade de formas para resolver.
    3° etapa: Refletir os resultados obtidos, ver o que deu como planejado e o que não deu certo, para se replanejar, considerando os aspectos quando realizar a ação, quais conhecimentos eles poderão colocar em pratica e o que eles vão extrair desses novos conhecimentos.

    Física Térmica, Experimento : Propagação de Calor por Convecção: Está falando sobre um fenômeno físico, da propagação de calor por convecção, fazendo um teste com a água, acontecendo uma transmissão de calor nesse liquido. A água como os demais líquidos sofre convecção ao ser aquecida, com isso, fazendo um experimento para mostrar esse processo, usando coisas do nosso dia-a-dia, ela faz o experimento e mostra que a parte aquecida sobe e a mais densa desce (menos aquecida) para o fundo do copo, isso sendo o processo de convecção.

    Instrumentos e práticas de avaliação e a prática do professor: usando a avaliação para ver o conhecimento dos alunos, não deixando de lado seus métodos tradicionais como avaliações semestrais, sempre olhando o lado dos alunos que não conseguiram completar o que foi pedido, deixando a desejar. Ver seus problemas e dificuldades, vendo o resultado final, tendo que refletir e ter um impacto maior no meio, comentam que estão evoluindo, sendo que as mudança são poucas no dia-a-dia. As vezes usamos uma avaliação 'A' e na pratica fazendo uma avaliação 'B', com tudo dependendo com o que usamos dentro da sala de aula.
    Os objetivos de todos são os mesmos, mas com um dispersão do objetivo na pratica, assim desenvolvendo problemas de aprendizagem e falhas no meio do processo.
    Dentro da sala de aula precisando saber se o conhecimento foi bem adquirido pelos alunos, usando a observação, trabalho em grupo, trabalhos individuais.
    Metodologias e técnicas usadas nas escolhas são nas grandes maiorias da vezes as tradicionais, não sendo as mais eficaz e certas parar observar e julgar o conhecimento do aluno.

    ResponderExcluir
  9. Mandei algumas coisas do outro comentário que eu achei desnecessárias, publiquei novamente.

    3° Planos de aulas de matemática

    - http://www.youtube.com/watch?v=A0MLuRt5bKQ

    - http://www.youtube.com/watch?v=ARyqrI4otS4

    ResponderExcluir
  10. Aspectos do planejamento escolar: Achei esse vídeo de extrema importância para nós futuros professores, pois ele sugeri/aconselha a importância do professor planejar sua aula com certa antecedência, para que diante de determinadas situações ele possa está preparado para lidar com elas, dando outras alternativas para os alunos, ajudando-os em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
    Mesa Redonda sobre Avaliação: Instrumentos e práticas de avaliação e a prática do professor: Achei este vídeo chato, porém, reconheço a importância do conteúdo, porque a avaliação sugeri informação, que por sua vez, ajuda o aluno a se tornar um cidadão com a capacidade de viver em sociedade, ou seja, os conhecimentos passado através dos professores devem ser aprendidos pelos alunos para que eles possam reconhece-los em seu dia-a-dia. Se os estudantes reconhecerem os conteúdos abordados na sala de aula no seu cotidiano a avaliação será apenas uma consequência, mostrando que os professores foram capazes de ensinar e os alunos de aprender (para a vida).
    Física Térmica, Experimento 05: Propagação de Calor por Convecção – 1: Este vídeo é interessantíssimo, porque de maneira simples, fácil e com baixo custo, o professor ministrar sua aula de forma lúdica, contextualizando o conteúdo abordado, além de chamar a atenção de seus alunos. Muito bacana!
    Links: Gente, eu gosto muito de experimentos de física e acredito na potencialidade que eles possuem tanto de ensinar como de chamar a atenção dos alunos para que a partir deles o conteúdo se torne mais agradável e fácil de ser entendido, então, todos os meus links são de experimentos bem legais.
    http://www.youtube.com/watch?v=v0TCHKHcB8k
    http://www.youtube.com/watch?v=0DJBY7BnEaM
    http://www.youtube.com/watch?v=PWO-X6CZQXA

    ResponderExcluir
  11. MESA REDONDA SOBRE AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR – Vídeo interessante. Apresenta críticas importantes sobre a implementação do subprocesso de avaliação no processo ensino-aprendizagem através da relação professor-aluno, cujo objetivo central caracteriza-se, de acordo com as novas tendencias educacionais, como a edificação de um modelo de cidadão conscientemente inserido no universo a que pertence, frente a análise de escala de possibilidades de sua atuação na sociedade, por meio da construção de saberes que se articulam intimamente com o desenvolvimento de habilidades e competências concernentes à necessidade da própria sociedade ou da perpetuação do status quo.
    FÍSICA TÉRMICA, EXPERIMENTO 05: PROPAGAÇÃO DE CALOR POR CONVECÇÃO – Ótimo Vídeo. Trata-se de um exemplo de experimento de baixo custo que pode ser implementado no ensino médio.
    ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR - Vídeo interessante, fundamenta problemas oriundos do processo de planejamento geral e pontual, apresenta dicas para o enfrentamento de certas situações embasadas na reflexão do desempenho das partes do processo (professor, aluno, professor-aluno) que visam a criação de probabilidades maiores para o sucesso da apropriação de conhecimentos e formação da aprendizagem.
    Os links: http://www.youtube.com/watch?v=fKKv28Hlsnk, http://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc, http://www.youtube.com/watch?v=NG4cd2CT0p8, http://www.youtube.com/watch?v=D4KakrCVaI0, http://www.youtube.com/watch?v=CIJyS2gS8Lw, http://www.youtube.com/watch?v=RCc04DMVoAg
    Samuel Soares de Souza Santos

    ResponderExcluir
  12. Aspectos do planejamento escolar.

    Fala das diferentes instancias do planejamento, dentre elas, o planejamento nacional que é o PCN, e os planejamentos estaduais e municipais, que são baseados no PCN porém são mais detalhados. Também aborda os critérios que os professores devem levar em consideração na hora de fazerem seu próprio planejamento, como por exemplo, considerar o conhecimento prévio dos alunos, os diferentes momentos em que o planejamento vai ser utilizado e ao fim desse processo analisar o que deu certo ou não e nesse último caso refazer o planejamento.



    Mesa redonda sobre avaliação: Instrumentos e práticas de avaliação e a prática do professor.

    Aborda diversos temas, com as diferentes formas de avaliação e como elas podem ser utilizadas, a diferença entre avaliação interna e externa e a relação entre avaliar e atribuir nota.



    Física Térmica, experimento 05: Propagação de calor por convecção.

    Um vídeo interessante que mostra de forma simples um fenômeno físico, onde esse vídeo tanto pode ser mostrado aos alunos ou o próprio professor pode reproduzir o experimento para sua turma, tornando a aula mais atrativa, além de poder avaliar seus alunos através de suas observações.


    Os links:

    http://www.youtube.com/watch?v=3-wHUCH2z2o

    http://www.youtube.com/watch?v=O15QjhiQ_P4

    http://www.youtube.com/watch?v=dHUZmtkGjtw

    ResponderExcluir
  13. Aspectos do Planejamento Escolar

    Gostei desse vídeo, pois, dá dicas de como elaborar e realizar o planejamento. Das coisas faladas pela professora do vídeo, duas me chamaram a atenção. A primeira foi a parte da antecipação do professor para com a resposta que os alunos podem dar a aula planejada. A segunda, foi a auto avaliação feita pelo professor sobre seu planejamento.


    Física Térmica, Experimento 05: Propagação de Calor por Convecção-1

    Este vídeo é bastante interessante, pois mostra de forma bastante simples um fenômeno que pode ser difícil de entender, a princípio, e que está presente em nosso dia-a-dia que é a propagação de calor por convecção. O experimento demonstrado pode ser utilizado em sala de aula para introduzir o conteúdo, iniciando-se a aula com a demonstração do experimento e com a pergunta: “Por que isso acontece?”.
    Demonstrando o que acontece para os alunos, faz com que eles entendam melhor do que apenas dizer. Experimentos de baixo custo são sempre são bem vindos para o ensino de Física.


    Mesa Redonda Sobre Avaliação: Instrumentos e práticas de avaliação e prática do professor

    O conteúdo deste vídeo se pareceu muito com nossas discussões em sala sobre avaliação. Um dos pontos interessantes que achei no vídeo foi o fato de esclarecer a diferença entre decorar e aprender, esta diferença sendo colocada como se o aluno pode utilizar aquilo, na prática, em sua vida ou não. Como ponto negativo, coloco o fato do vídeo ser longo.
    Gostaria de salientar também que este vídeo possui “legenda” para deficientes auditivos, sendo isso um fator de inclusão.

    Links:
    Planejamento de Aula: http://www.youtube.com/watch?v=X2wTICDqh44
    -mostra o planejamento feito por um professor de escola estadual para ensino de equações do 1º grau.

    Além desse link gostaria de mostrar um canal com vários experimentos de física de baixo custo:
    http://www.youtube.com/user/iberethenorio

    ResponderExcluir
  14. Mesa redonda sobre Avaliação:
    Discussão interessante sobre as formas de avaliação colocadas em prática em muitos colégios hoje em dia. Como uma integrante da mesa colocou em ênfase, muitas vezes esse tema é discutindo entre muitos professores que resolvem mudar suas formas de avaliar, ou de tratar esse assunto, mas quando chega na prática a realidade é muito diferente. Não da pra modificar uma coisa de uma hora pra outra, tem que ir impondo essa mudança de modo que não resulte em uma mudança drástica. Em muitos casos isso se dá devido à má formação dos profissionais da área docente.

    Física Térmica:
    Vídeo interessante, demonstrando como ocorre a propagação do calor por convecção através de um experimento colocando o leite no fundo de um copo cheio d’água e depois aquecendo esse líquido até que a parte que é aquecida do leite vai para a superfície da água e a que não é continua embaixo. De modo que apresentado aos alunos, seja através de videoaula ou mesmo da reprodução em sala de aula pelo professor, buscando assim um melhor entendimento sobre esse assunto.

    Aspectos do Planejamento Escolar:
    Vídeo apresentado de forma a mostrar a importância de um planejamento bem elaborado, utilizando os PCN’s. Levando em consideração os métodos e materiais utilizados em sala de aula para uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Sem esquecer também de uma reflexão antes de praticar o desenvolvimento de um projeto em sala de aula, como um trabalho individual ou em grupo, quais os conhecimentos que os alunos irão aprender com esse projeto em ação.
    Links dos Vídeos:

    -> http://www.youtube.com/watch?v=O15QjhiQ_P4
    -> http://www.youtube.com/watch?v=ARyqrI4otS4
    -> http://www.youtube.com/watch?v=TdFv2jN1DLk

    ResponderExcluir
  15. Física térmica...
    É interessante a apresentação desse vídeo apresentando conteúdo do ensino fundamental e médio,fazer experimentos com matérias dentro da realidade do aluno com aquilo que é acessível facilita o ensino retira alguma duvida,e mostra que aquele assunto estudado é aplicado em fenômenos do seu cotidiano contribuindo assim no processo de ensino aprendizagem.
    Mesa redonda...
    A discussão sobre a avaliação é de relevante importância,pois é exposto a situação da avaliação atualmente;quais pontos positivos e negativos como se pode melhorar.Isso é útil pois colocam á mesa suas ideias e com um pouco de sensibilidade elas iram se completar,que causa o aperfeiçoamento da avaliação.
    Aspectos da avaliação
    O vídeo só tem a acrecentar;é necessário saber de como será usado as vias de acesso que dará na eficacia do planejamento,se elas estão bem direcionadas,desenvolvidas,fundamentadas,argumentadas,para gerar os objetivos pretendidos.
    Links de vídeos:
    http://youtu.be/X2wTICDqh44
    http://youtu.be/2NTQErHL4Kk
    http://youtu.be/O_lVrw7dDkw

    ResponderExcluir
  16. Aspectos do Planejamento Escolar

    O Vídeo é bastante interessante ,pois através dele podemos obter informações sobre como elaborar um planejamento escolar, visto que o mesmo deve ser baseado de acordo com o PCN onde o professor deve antes analisar o perfil de cada aluno buscando recursos para que ele consiga fazer com que ocorra o desenvolvimento da aprendizagem dentro da sala de aula. Entretanto caso o professor não consiga abordar o que foi programado ou se os resultados do planejamento não foram aqueles que o professor esperava ele com toda sua capacidade deve rever suas ideias e observar os erros , corrigi-los para que os objetivos sejam alcançados.

    Avaliação e Instrumentos Práticos

    Vemos nesse vídeo algumas ideias abordadas nas aulas do curso ,onde avaliar não é apenas dar nota, pois o que acontece com os alunos que não conseguiram obter uma nota boa em um teste realizado pelo professor? Isso implica que não adquiriram conhecimento ? Dessas perguntas é preciso entender a função da escola e do objetivo das aprendizagens, pois de maneira diferente a avaliação não sera usada de forma correta. É interessante a parte do exercício mostrado no vídeo sobre a conta de subtração que mostra que os alunos podem adquirir conhecimentos diversificados , onde alguns alunos podem apresentar diferentes erros ou até mesmo acertos que é que o professor sempre deve esperar: O sucesso do aluno. Contudo o professor deve identificar o que os alunos não entenderam e seguir em frente apos todos erros serem corrigidos. Foi citado também a importância dos testes, pois o professor através desse recurso poderá observar como está o aprendizado dentro da sala de aula e finalizando foi levantado a questão da Prova Tradicional como metodologia e uma "técnica para avaliação".

    Propagação de Calor:

    Interessante o exemplo da experiencia, pois abordam instrumentos utilizados no nosso dia-a-dia. Explicação do conceito do assunto abordado bastante claro , elemento simples presente na experiência (água) . Explicação do experimento objetiva e além disso o exemplo mostrado qualquer pessoa pode realizar em casa ,pois todos materiais necessários são de fácil acesso.

    Links:

    http://www.youtube.com/watch?v=-zvRFY8GoZ4

    http://www.youtube.com/watch?v=y2Oo3JIpUjA

    http://www.youtube.com/watch?v=3-wHUCH2z2o

    ResponderExcluir
  17. Mesa redonda sobre avaliação: Instrumentos e práticas de avaliação e a prática do professor.Vídeo que nos mostra que devemos ter clareza sobre as dificuldades dos alunos e que devemos buscar formas para que esse quadro mude. Também é visto que falasse muito esse assunto, mas quando se vai para a prática os mesmo professores não as utilizam. Fala das diferenças entre as avaliações. Outra coisa interessante que o vídeo mostra é que o aluno não aprenda só o conteúdo e sim que ele aprenda o que fazer com esse conteúdo, pedindo para que o aluno faça para ter a certeza se ele sabe ou não.Física TérmicaVídeo bastante explicativo que mostra o processo de propagação de calor por convenção utilizando coisa do nosso dia-a-dia como leite, água e uma latinha de refrigerante. Com esse experimento em sala de aula os alunos podem ver na prática a teoria, tendo um melhor entendimento do assunto.Aspectos do planejamento escolar.Vídeo que fala sobre os parâmetros do PCN e sobre os currículos dos estados e municípios e que o professor deve fazer seu planejamento tendo como base esse parâmetros. Ideias de como se deve montar um planejamento. Também fala que o professor deve se colocar no lugar do aluno para pode ter ideia do que se utilizar para um melhor entendimento da turma. Um ótimo vídeo que nos da ideias sobre como melhorar em sala de aula.Links:http://www.youtube.com/watch?v=ARyqrI4otS4http://www.youtube.com/watch?v=2nVAcnd5spshttp://www.youtube.com/watch?v=3-wHUCH2z2o

    ResponderExcluir
  18. O primeiro vídeo mostra como ocorre a transmissão de calor por aquecimento por convecção em um liquido sendo aquecido onde ressalta que movimento da agua acontece desde o inicio do aquecimento e não apenas quando a agua começa a borbulhar onde o principal objetivo principal da experiência onde se coloca um pouco de leite no fundo de um copo d’agua é mostra como ocorre a transmissão de calor por conversão em liquido sobre aquecimento.
    O segundo vídeo refere-se praticamente a quase todas nossas discussões ao longo do curso sobre avaliação e quais instrumentos utilizar e como devemos mudar um pouco o nosso método tão arcaico de avaliar um aluno. Um fato que me chamou atenção foi fato de uma senhora logo após o professor Chico argumentar sua opinião, segunda ela o erro não esta na avaliação e sim na nossa sala de aula.
    O terceiro comenta muito sobre como o professor deverá fazer o seu planejamento da aula na qual ele ira ministra, sempre tendo como o base os PNC e para ele ter uma ideia de como ele ira fazer sua aula, o professor deve pensar como os assuntos serão exposto durante ao ano e partir do pressuposto, ou seja, saber o que os alunos sabem ou não, nesse vídeo a gente pode considerar um bom planejamento é estar atrelado a uma boa capacidade de antecipação do que alunos podem fazer frente a determinado conhecimento, isto é, se colocar no lugar e ver quais a diferente formas aluno terá pare resolver tal situação pois quanto mais ele se antecipar mais terá controle na formação dos alunos porque acompanhará mais perto o quanto o aluno esta aprendendo.


    http://www.youtube.com/watch?v=jyn3YXU4uRU
    http://www.youtube.com/watch?v=ARyqrI4otS4
    http://www.youtube.com/watch?v=Pxs0pnWLJu8

    ResponderExcluir
  19. 1 - Física térmica

    Mostra como ocorre o processo da transmissão de calor utilizado materiais de baixo custo e com isso mostra que não é tão difícil fazer uma aula com experimentos, caso na escola não haja laboratórios.

    2 - Mesa Redonda sobre Avaliação: Instrumentos e práticas de avaliação e a prática do professor

    A discussão sobre a avaliação é bastante construtiva, pois exemplifica problemas e também mostra como saná-los.
    Quanto aos instrumentos de avaliação há uma discussão em volta do método tradicional, onde na maioria das vezes pode acontecer do professor fazer uma prova improvisada e ao término desta atribuir uma nota. Com esse tipo de avaliação não se tem um resultado satisfatório, pois na maioria das vezes ela acaba gerando aquilo que não é esperado dela. O objetivo dela é que gere informações de cada aluno, ou seja, o andamento do desempenho do aluno e hoje pouco se usa a metodologia que envolva este objetivo. A preocupação hoje é com aquilo com que o aluno consegue fazer e não com o que ele aprendeu.

    3 - Aspectos de planejamento

    Aborda como é feito o planejamento escola de cada cidade, para as escolas, com base nos parâmetros (PCN's). Em seguida trata sobre como deve ser realizado o planejamento de cada professor, onde neste ele deve atentar para aquilo que os alunos já sabem para então se guiar naquilo que ele ira propor visando para que o resultado de um bom processo seja o melhor possível.

    http://www.youtube.com/watch?v=3-wHUCH2z2o

    ResponderExcluir
  20. Física Térmica –

    O vídeo foi excelente, ótima experiência para fazer em conjunto com os alunos. A linguagem foi simples e acessível a todos. É uma demonstração de como usar no dia dia as teorias estudadas em sala de aula. Porém, senti falta de um pouco do estudo da teoria. Uma explicação mais abstrata sobre os fenômenos físicos apresentados, propriedades... Esse tipo de coisa.

    Mesa Redonda sobre avaliação –

    Bom debate, me tirou uma dúvida que tinha, “ como aplicar outros métodos de avaliação na sala de aula, uma vez que o colégio obriga os professores fazerem provas bimestrais?”. Deixou bem claro de como usufruir das notas para o processo de aprendizagem do aluno. Entretanto, para mim ainda acho que o professor às vezes é forçado a passar por cima disso, por conta pouco tempo para grande quantidade de conteúdo. Concordei também que temos muitas melhorias na prática, mas é muito difícil aplicá-la. Seria uma boa mais aulas de como aplicar o que foi aprendido.

    Aspectos do planejamento escolar –

    O vídeo é praticamente do que deve ser seguido para criar um planejamento escolar. A apresentadora, tira como base o PCN, os currículos dos estados e municípios. Não entendi quando ela fala que antes de fazer um planejamento o professor deve considerar o que seus alunos sabem e são capazes de fazer. Ou seja, devemos fazer uma avaliação diagnóstica antes de fazermos o planejamento? Mas sabemos que o conhecimento não é nivelado. Alguns alunos aprendem mais outros menos. Sem falar que a coordenação fica no pé para que o planejamento seja feito em tempo hábil.
    Outra coisa, como foi dito no vídeo da mesa redonda, as coisas estão mudando, “Hoje o objetivo não é que a criança aprenda o conteúdo, e sim fazer algo com o que aprendeu.”. Os planos curriculares devem se adequarem a essa nova realidade. Um exemplo bom é o nosso próprio estado onde quase não é estudado a história de Alagoas, muito menos a do município, onde poucos conhecem sequer a bandeira da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Links:

      http://www.youtube.com/watch?v=3-wHUCH2z2o

      http://www.youtube.com/watch?v=2nVAcnd5sps

      Excluir
  21. Física Térmica

    O vídeo é ótimo , experiência simples, econômico ,pratico. Utilizando assuntos dentro da demonstração com uma linguagem simples. Caso a escola não possua um laboratório dá para fazer na sala de aula.


    Mesa Redonda sobre avaliação

    Demonstra os pontos positivos e negativos .Isso faz com que os alunos vejam o processo de cada passo , e se interesse e façam perguntas sobre o conteúdos . Assim o professor , vai tentando facilitar o processo do aprendizado do aluno com o conteúdo.


    Aspectos do planejamento escola

    O planejamento escolar para as escolas tem como base nos parâmetros (PCN's).Daí, considerando os métodos e materiais utilizados em sala de aula para uma melhor compreensão dos assuntos abordados.
    Apresentação dos matérias, e sempre argumentando o processo com uma finalização de uma reflexão .Absorvendo o que os alunos entenderam e quais duvidas ficaram .


    Links de vídeos:

    http://www.youtube.com/watch?v=Qz8CRWsiduc
    http://www.youtube.com/watch?v=ARyqrI4otS4

    ResponderExcluir
  22. MESA REDONDA SOBRE AVALIAÇÃO:
    O Vídeo é importante para podemos saber como elaborar um planejamento estudantil, de acordo com o PCN onde o professor irá analisar o perfil de cada aluno em prol de obter recursos para que ele possa fazer com que haja o desenvolvimento da aprendizagem em aula. E se professor não consiga passar o conteúdo programado ou os resultados do planejamento não foi o que ele esperava, ele deve procurar com sua capacidade fazer uma programação em que possa de maneira resumida e objetiva passar o seu conteúdo programado.

    AVALIAÇÃO E INTRUMENTOS PRÁTICOS:

    Têm que curso, que avaliar não é apenas dar nota. A parte do exercício mostrado no vídeo sobre a conta de subtração que mostram os alunos obtendo vários conhecimentos. E o professor sempre procurar rever quem entendeu ou não o conteúdo e voltar a ensinar o conteúdo de maneira diversificada pra uma melhor compreensão, pois se o aluno não entendeu de uma forma ou exemplo, ficará mais fácil procurar outros meios para que ele possa unir seus ensinamento e observar a lógica ou linha de raciocínio do ensinamento obtendo daí o conhecimento de aprendizagem. E depois como saber o conhecimento e avaliação através das próprias avaliações e também de testes. No caso da escola que ensino fazemos simulados bimestrais.

    PROPAGAÇÃO DE CALOR:

    Foi um bom vídeo em que ela mostra que a água não se movimenta apenas naquele momento em que nossos olhos veem a água borbulhando e sim a todo instante.
    Essa experiência foi boa e também se explica pelo fato da temperatura quente ser mais leve com tendência de subir e a fria pesada com função de descer, e como começa a esquentar de cima para baixo temos que a água quente subirá e a fria descerá fazendo assim uma movimentação a todo instante.

    Link dos vídeos:
    http://www.youtube.com/watch?v=TdFv2jN1DLk
    http://www.youtube.com/watch?v=3-wHUCH2z2o

    ResponderExcluir
  23. Professor eu não entendi essa parte dos questionários. É para elaborar mais questões ou é para usar somente essas perguntas das letras a, b, c, d, e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João. O que você não entendeu? O texto está bem claro. Somente estas questões que apresento no blog.

      Excluir
  24. E a primeira parte do trabalho eu postei 23:37 viu professor? a hora no meu pc ta aparecendo errada eu é o blog. No meu aparece 18:37.

    ResponderExcluir