segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Vídeos postados no Youtube

Olá pessoal.
Antes de mais nada: parabéns pelos vídeos.

Agora, preciso que vocês analisem os vídeos postados. Coloquem a avaliação de vocês, apontando os pontos positivos do vídeo que assistiu e os pontos negativos.

Pense assim: se fosse você a fazer este vídeo (do outro colega ou equipe, é claro), o que faria diferente?

E na sexta, 22 de novembro, nos encontramos em sala, as 13h30!
Lá irei distribuir o material dos seminários que vocês apresentarão.
Lembrem-se também que deverão usar o resto da tarde de sexta (22/11) para ler o material e preparar o seminário.

Um abraço,

Prof. Fernando







7 comentários:

  1. Grupo Luis Filipe: Achei bacana resgatar a história sobre os números racionais, os jogos de memória e cartas, porém, seria interessante se você deixasse claro com utilizaria cada um, com relação o vídeo, achei escuro, é como o seu próprio rosto fizesse sombra nele.

    Grupo Aline: Achei bacana a aula, bem explicada, mas senti falta de explicitar antes os objetivos, estratégia, ...O experimento que utilizaram é interessante para mostrar os alunos que o conteúdo abordado em sala pode ser aplicado em seu dia-a-dia.

    Grupo Manoel: Gostei da sua proposta, mas achei de certa forma engraçado seu vídeo. Você utilizou a multimídia, mas como o ambiente estava escuro a sua sombra cobria os slides e em alguns momentos você não tinha como lê e da maneira que organizou o seu cenário, nós não tínhamos como entender o que estava no quadro.

    Grupo André: Achei muito interessante a proposta, mas eu daria uma ajeitada no cenário, porque ficou mostrando a bagunça no fundo. kkkk. Gostei muito!

    Grupo Jandir: O planejamento foi dividido certo. Eu gostei do vídeo, só achei que poderiam falar mais lentamente.

    Grupo Pedro: Eu não sei se era para colocar o momento em que fomo na escola (mas, acho que não). Também gostei do trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  2. A apresentação do Luís Filipe achei um pouco parada, sem muita diversidade, e o áudio também não ajudou muito.
    A apresentação do grupo da Aline achei interessante a interação com os objetos propriamente ditos, só ficou faltando abordar a questão do plano de aula.
    A apresentação do Manoel foi muito bem abordada, o único problema creio que foi em relação à gravação ficou um pouco escuro.
    A apresentação do grupo do André foi bastante interessante pois eles utilizaram o método da experimentação, mas acho que a filmagem foi prejudicada um pouco pelo ambiente.
    A apresentação do grupo da Isadora, achei muito parada, sem falar que faltou a explicitação do que aconteceu em sala de aula, algo que eu achei que seria essencial para esse video, se não para que mais o professor iria pedir para que fosse presenciar uma aula.
    A apresentação do grupo do Jandir gostei muito da forma como explanaram o assunto em questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, nenhum grupo além de vocês colocaram o que aconteceu na sala de aula da escola. E o professor pediu para irmos a uma escola para conversar com um profissional que possui mais experiência do que nós (com relação a vivência em sala de aula) e sabermos se planeja suas aulas, se sim, como ele planeja. A partir do que vivenciamos iriamos fazer nosso planejamento, assim como, foi feito, onde explicamos todo o plano de aula, inclusive utilizamos um jogo para auxiliar, onde tudo está explicado no vídeo.

      Excluir
  3. Luis Felipe: Gostei da ideia de apresentar a história, é bem interessantes começar mostrando de onde vem para o aluno não pensar que aquilo ali surgiu do nada. Só acho que faltou explicar como utilizar os métodos que você citou (jogos por exemplo) na explicação do conteúdo, mas a proposta foi interessante.

    Aline: Ficou muito bem explicado a parte teórica e a prática, embora simples, foi ótima. Geralmente o aluno não consegue ligar aquilo que aprende na sala de aula com o seu dia-a-dia. Demonstrando como ele pode observar estes conceitos dentro de casa facilita a aprendizagem. Muito bom.

    Angélica: Ficou bem legal a apresentação de vocês, explicaram passo-a-passo todo o plano de aula. A ideia de fazer um debate para que os alunos mesmo tirem suas conclusões sobre determinado conteúdo é muito boa, além de valorizar os conhecimentos prévios do aluno. O joguinho das roldanas também é bem interessante.

    Manoel: A única coisa que atrapalhou sua apresentação foi a sua sombra. No mais ficou boa.

    Jandir: Gostei do vídeo de vocês, bem organizado e explicado.

    Pedro: Organização e apresentação muito boas, só acho que não era necessário colocar a entrevista, mas isso não comprometeu em nada o trabalho, pelo contrário, só acrescentou.

    ResponderExcluir
  4. Grupo Luiz Phellipe: Achei interessante a sua ideia de fazer a utilização da historia para começar a introduzir o assunto para os alunos e creio que iniciando a aula com essa ideia podemos responder a aquela velha pergunta que de vez em quando o aluno solta para o professor, Por quê to estudando isso? Pra que isso vai me servir?. Também achei super importante a parte de observar o erro dos alunos e ajuda-los a superar os erros , o áudio não ficou muito bom , mas o que vale é o conteúdo.

    Grupo Aline : Gostei da parte de Explicar o assunto e logo em seguida fazer uma aplicação do assunto abordado , achei super interessante a experiência com recipiente ,pois foi uma maneira de fazer com que os alunos possam ver uma aplicação no dia-a-dia que eles ainda não teriam reparado ,quem nunca encheu um recipiente com água, mas ninguém parou pra fazer conta.

    Grupo Isadora : O trabalho de vocês ficou bem organizado, os exemplos do conteúdo e muitas outras coisas, só achei que na parte do áudio falamos bem mais lento que vocês.

    Grupo Manoel : Gostei da Explicação do Plano de aula , a ideia ficou muito boa, mas acho que seu trabalho ficaria melhor se a filmagem não tivesse ficado muito escura que daria pra ver tudo que você queria mostra, mas a explicação ficou ótima, deu pra entender, quem não conseguiu entender é só assistir novamente.

    Grupo André : Achei interessante a proposta de fugir do tradicional, o uso do experimento achei interessante também a ideia de despertar a imaginação com o problema de suspender o carro lá bastante reflexivo.

    Grupo Pedro: Gostei da explicação ,pois agora vocês deixaram um video pra quem quiser elaborar um planejamento ,passo a passo, não sei se era necessário ou não , mas vai ajudar muito quem está em duvida como elaborar um , coisa que muitos professores não fazem atualmente. O plano de Aula ficou também bem explicado.

    ResponderExcluir
  5. Luis Felipe: Foram apresentados vários exemplos interessantes, entretanto a apresentação ficou um pouco monótona e também faltou um planejamento.

    Aline/Daniel: Faltou o planejamento do que seria apresentado e a explicação que vocês mostraram foi excelente para a compreensão do assunto ministrado.

    Manoel: O ambiente escuro dificultou para que visualizássemos o que estava no slide, no mais o planejamento ficou legal.

    André/Anderson: Ficou ótima a proposta do plano de aula. A ideia de apresentar um experimento na aula é sempre interessante para que os alunos compreendam melhor. (O laboratório estava um pouco bagunçado, não foi? kkk)

    Edvaldo/Jandir/Yudi: Bem dividido o planejamento de vocês, ficou ótimo. Explicando detalhadamente o conteúdo mostrando assim as igualdades e diferenças dos exemplos abordados.

    Karolyne/Laís/Pedro: Ótimo planejamento! Acho importante chamar a atenção dos alunos para que eles participem da aula.

    ResponderExcluir